O que é Visual Merchandising

13:13:00



Olá, seja muito bem-vindo ao Think VM! Aqui você encontrará muita coisa legal sobre a técnica de visual merchandising, moda, decoração, arte e design. E para estrear os posts, nada melhor do que começar explicando para vocês o que é exatamente e para que serve o visual merchandising.

Visual merchandising é definido como a apresentação de toda e qualquer mercadoria no seu melhor: a coordenação de cores (cores sincronizadas); disponibilização de complementos (produtos/acessórios) e a auto explicação (descritiva/ilustrativa). (BHALLA;SINGHAL, 2010, p.18)

O Visual Merchandising está relacionado com a experiência de compra no ponto de venda. Como assim? O VM é responsável por deixar a experiência de compra mais humana e próxima do consumidor, aclimatando, motivando e induzindo o cliente a efetuar a compra através de estímulos dos sentidos humanos e uma boa comunicação visual
Toda forma de expor um produto dentro de um ponto de venda que leva consigo a imagem da empresa, trata-se de Visual Merchandising. E é a partir dessa imagem que será projetada para o consumidor quando ele visualiza o produto e a forma como está exposto que será fixado como uma lembrança positiva ou negativa da marca.

(Reprodução/Uniqlo)

Em uma parceria entre departamento comercial e de marketing, o Visual Merchandising é usado também para implementar uma identidade e personalidade no ponto de venda, e também para a organização do ambiente, já que com o VM são definidas as formas, locais e maneiras de expor um produto. Outro ponto importante abordado no VM é a organização da Vitrine. Dentro do varejo, a vitrine é responsável por fazer o primeiro contato com o cliente, por isso ela também precisa seduzir e agradar os olhos do cliente, de forma que o chame para dentro do estabelecimento.  Vitrines bem elaboradas são capazes de transmitir uma ideia ou até mesmo uma sensação ao cliente, aguçando os sentidos e valorizando os produtos expostos.

 (Reprodução/Gucci)

Falando de maneira coloquial, pode-se dizer que o VM é a decoração do ponto de vendas, e assim como toda decoração, tem o objetivo de acolher, encantar, dar identidade e agradar àqueles que estão no ambiente. Existem inúmeras técnicas e formas de executar um bom VM para uma marca e tudo isso requer muito estudo, referências e claro, criatividade!

Posts Relacionados

3 comentários

  1. Amei! e usaria com certeza *-* amei o blog e obrigada pela visita. <3
    Beijos.
    www.reinodeanna.com

    ResponderExcluir
  2. Eita que post BAPHO! Esclareceu duas dúvidas que eu tinha sobre o assunto! Finalmente um blog com qualidade de informação e escrita! Parabéens! Virei fã!




    www.edcolucci.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade me dá ver que pude esclarecer dúvidas sobre esse assunto! Fico muuito feliz que você tenha gostado do blog e espero continuar com essa qualidade! Muito obrigada pela visita e comentário! <3

      Excluir

Posts Populares

Curta no Facebook!