O que é Visual Merchandising
13:13:00
Olá, seja muito bem-vindo ao Think VM! Aqui você encontrará
muita coisa legal sobre a técnica de visual merchandising, moda,
decoração, arte e design. E para estrear os posts, nada melhor do que começar
explicando para vocês o que é exatamente e para que serve o visual
merchandising.
Visual merchandising é definido como a apresentação de toda e qualquer mercadoria no seu melhor: a coordenação de cores (cores sincronizadas); disponibilização de complementos (produtos/acessórios) e a auto explicação (descritiva/ilustrativa). (BHALLA;SINGHAL, 2010, p.18)
O Visual Merchandising está relacionado com a experiência de
compra no ponto de venda. Como assim? O VM é responsável por deixar a
experiência de compra mais humana e próxima do consumidor, aclimatando,
motivando e induzindo o cliente a efetuar a compra através de estímulos dos
sentidos humanos e uma boa comunicação visual.
Toda forma de expor um produto dentro de um ponto de venda
que leva consigo a imagem da empresa, trata-se de Visual Merchandising. E é a
partir dessa imagem que será projetada para o consumidor quando ele visualiza o
produto e a forma como está exposto que será fixado como uma lembrança positiva
ou negativa da marca.
Em uma parceria entre departamento comercial e de marketing,
o Visual Merchandising é usado também para implementar uma identidade e
personalidade no ponto de venda, e também para a organização do ambiente, já
que com o VM são definidas as formas, locais e maneiras de expor um produto. Outro ponto importante abordado no VM é a organização da
Vitrine. Dentro do varejo, a vitrine é responsável por fazer o primeiro contato
com o cliente, por isso ela também precisa seduzir e agradar os olhos do
cliente, de forma que o chame para dentro do estabelecimento. Vitrines bem elaboradas são capazes de
transmitir uma ideia ou até mesmo uma sensação ao
cliente, aguçando os sentidos e valorizando os produtos expostos.
(Reprodução/Gucci)
Falando de maneira coloquial, pode-se dizer que o VM é a
decoração do ponto de vendas, e assim como toda decoração, tem o objetivo de
acolher, encantar, dar identidade e agradar àqueles que estão no ambiente. Existem inúmeras técnicas e formas de executar um bom VM
para uma marca e tudo isso requer muito estudo, referências e claro,
criatividade!
3 comentários
Amei! e usaria com certeza *-* amei o blog e obrigada pela visita. <3
ResponderExcluirBeijos.
www.reinodeanna.com
Eita que post BAPHO! Esclareceu duas dúvidas que eu tinha sobre o assunto! Finalmente um blog com qualidade de informação e escrita! Parabéens! Virei fã!
ResponderExcluirwww.edcolucci.weebly.com
Que felicidade me dá ver que pude esclarecer dúvidas sobre esse assunto! Fico muuito feliz que você tenha gostado do blog e espero continuar com essa qualidade! Muito obrigada pela visita e comentário! <3
Excluir