Estampa Digital

13:34:00


As estampas estão presente em toda e qualquer estação do ano, em seus mais diversos formatos e cores, mas uma tendência que vem ganhando espaço e destaque nos últimos anos, são as estampas digitais. Você pode até nunca ter ouvido falar esse nome, mas com certeza já a viu nos looks de famosas ou pelos looks gringos da internet. Mas qual é a diferença da estampa digital para a estampa convencional? É simples, como o próprio nome diz, a estampa digital é feita e impressa através de computador. É como se fosse uma impressão em papel, só que em tecido.

A estampa digital é uma revolução no mundo da moda, pois ela permite uma série de fatores que a estamparia convencional não permite, como trabalhar com margens menores de tecido, e a possibilidade de utilizar muito mais cores. Acontece que a estamparia de cilindro tradicional permite no máximo 8 cores, enquanto a digital permite uma infinidade delas, as estampas também ficam em melhor definição por conta do processo de impressão digital. Outra vantagem é que não há limites para a criatividade do designer: enquanto a estamparia de cilindro pode ter um rapport máximo de 64 cm (a circunferência do cilindro), a estamparia digital permite o tamanho do rapport que se desejar.

Rapport é um tipo especial de repetição, de um módulo com encaixes perfeitos, projetado para alcançar um resultado específico.

(Reprodução/Google)

 Outra grande vantagem da estamparia digital é no quesito sustentabilidade, pois gasta-se muito menos água e tecido, enquanto na estamparia tradicional, é necessário lavar o cilindro a cada troca de cores e perde-se muito tecido testando antes de encaixar na máquina.

(Reprodução/Google)

E como –quase- toda novidade vira tendência, não ia ser diferente com a estampa digital, ela aparece como forte trend na Primavera/Verão 2017, resgatando os anos 80, com foco em tonalidades esportivas e dinâmicas que refletiram essa década. De uma forma simples, moderna e elegante, os gráficos poderosos, as tonalidades saturadas e as cores enérgicas aumentam o volume e trazem a sensação nostálgica dos anos 80 com essa tendência glamorosa, inovadora, ousada e cheia de atitude!

Para entender melhor como essa trend está sendo usada, trouxemos alguns looks para servir de inspiração. Desde os mais ousados, apresentados nas passarelas, até composições mais simples, perfeitas para investir no dia a dia! 


(Reprodução/Google)(Reprodução/Google)


Quem é mais conservadora, provavelmente não vai se identificar tanto com essa trend, mas não dá para negar que a tecnologia é maravilhosa e a estampa digital vem chegando aos poucos para revolucionar a moda, afinal, com ela é possível criar toda e qualquer estilo de estampa, de forma rápida e criativa. 

Posts Relacionados

2 comentários

  1. Oiee! Prazer, sou sua primeira seguidora!
    Tô passando aqui para te parabenizar pelo post, nao tinha ouvido falar nessas estampas, achei bacana o fato de gastar menos água e tecido para ser feita...
    Gostei muito do post e desejo-lhe muito sucesso! Bem vinda ao time! haha'

    Um beijão! E pode esperar me ver aqui mais vezes! kk'

    www.blogueiraporimpulso.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ly, minha primeira seguidora, seja muito bem vinda e muito obrigada pela inscrição!
      As estampas digitais são demais né? Além de lindas e vibrantes, não fazem mal para o planeta <3
      Muito sucesso para você também! Obrigada pela visita e pelo comentário e espero mesmo sempre te ver por aqui! Beijão!

      Excluir

Posts Populares

Curta no Facebook!