É Primavera! - Paleta de Cores da Estação

12:30:00


Dando continuidade aos posts especiais de Primavera, trouxemos a paleta de cores dessa estação tão linda! As cores propostas para 2016 combinam perfeitamente com a estação e nos permitem uma infinidade de produções e combinações ousadas, cheias de estilo e atitude.

Todo ano são realizados estudos com a previsão de tendências das cores que serão utilizadas nas estações. Essas tendências são lançadas no mercado afim de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta e determinar quais tonalidades vão guiar as áreas de moda, arquitetura, decoração e comportamento.  A Pantone é responsável por lançar seu famoso relatório onde é apresentada a paleta de cores que será utilizada como inspiração para as marcas de vestuário, acessórios e design. Chamado de Fashion Color Report Spring 2016, o relatório semestral mostra as principais tendências de cores para a Primavera. 


O primeiro ponto a se notar na paleta de primavera desse ano, é a substituição dos tons vibrantes e brilhantes de 2015 por tons pasteis, e “calmos”. As nuances mais suaves são a grande aposta da Primavera, já que passam uma sensação de leveza, tranquilidade e relaxamento.

As 10 cores destacadas como tendência, foram criadas a partir do conceito de “aliviar a rotina diária”. Esse conceito foi inspirado pelos destinos ao sul da fronteira, pela tecnologia e o excesso dela em plena era digital, pelo mundo da arte e os artistas que muitas vezes usam cores fortes e formas contrastantes em suas obras, e pelos desenhos botânicos. 

“A tecnologia tornou-se tão esmagadora e tão 24/7 que isso tem criado uma grande necessidade de cores reconfortantes, mais suaves. Ela desempenha um papel enorme na vida das pessoas, mas muitas vezes elas sentem a necessidade desse detox digital. Ao mesmo tempo, não podemos negar o fato de que as portas de vários países estão se abrindo – como em Cuba e em outros lugares com fronteiras. A nossa cultura ainda está rodeada de tanta incerteza, são tempos turbulentos, então continuamos a ansiar por esses tons mais pastel que oferecem uma sensação de calma e relaxamento. Quando começamos a ver essas tendências surgindo, nossa equipe foi capaz de diferenciar tons e matizes para encontrar a cor exata que represente parte do que está acontecendo. Ao verificar as amostras, vimos que estamos todos à procura de um pouco de paz”. 
Declaração dada por Leatrice Eiseman, diretora do Pantone Color Institute.


A principal cor da temporada segundo a Pantone é o Rose Quartz (Inspirado na pedra quartzo de rosa), e com certeza você já deve ter visto muito esse tom por aí em looks, decorações e acessórios. Outras cores como o pêssego Echo, o lilás Serenity, o azul Snorkel e o amarelo Buttercup, se apresentam mais vibrantes e com grande relação à natureza e desenhos botânicos, enquanto o verde água Limpet Shell, o vermelho Fiesta, o verde Green Flash, o cinza Lilac Gray e o bege/marrom Iced Coffe apresentam uma vibe mais neutra e calma.
  
Confira um pouquinho mais sobre cada cor escolhida para a estação, em um resumo feito por Leatrice, diretora do Pantone Color Institute.

1 – PANTONE 13-1520 Rose Quartz


Um tom persuasivo, mas suave, que transmite compaixão e senso de compostura, como um pôr do sol sereno, uma bochecha vermelha ou uma flor brotando. O Quartzo de Rosa nos lembra reflexão, durante os meses de primavera e verão, as estações mais alegres. Essa cor realmente vai irradiar, tanto na pele dos homens quanto na das mulheres. Muitas vezes, os tons que vestimos podem nos deixar com um olhar um pouco mais saudável. Esse é um deles!


2 – PANTONE 16-1548 Peach Echo


A moda e o design, e, consequentemente, os consumidores, tem amado o laranja por várias temporadas. Nesta primavera, o Peach Echo traz qualidades amigáveis, evoca o calor e a acessibilidade. É uma cor abrangente, acolhedora e simpática.

3 – PANTONE 15-3919 Serenity


Como o próprio nome sugere, Serenity é uma cor que nos lembra que ainda estamos vivendo em tempos turbulentos. Mas, assim como azul do céu, ela nos conforta, traz um efeito calmante e o alívio, ao simplesmente transmitir uma sensação de relaxamento. A serenidade nos proporciona uma sensação naturalmente de estarmos conectados ao espaço.


4. PANTONE 19-4049 Snorkel Blue 


Um pouco mais divertido, mas menos forte do que o azul marinho, o Snorkel traz um âmbito mais feliz, mais enérgico. O nome por si só implica em umas férias relaxantes e nos incentiva a fuga. Deve ser uma das cores principais da paleta de primavera.

5 – PANTONE 12-0752 Buttercup


A flor amarela que inspira o nome dessa cor nos remete tudo sobre a luz solar, a felicidade e alegria – como um raio de sol, é algo que nos traz esperança. É realmente energizante e uma das poucas dentro do tema que traz um enorme contraste.

6 – PANTONE 13-4810 Limpet Shell


Um tom de verde água que é adorável, refrescante e sugere clareza, limpeza e frescor. Suas influências nítidas e modernas evocam uma consciente tranquilidade. Devido ao alto número de notícias sobre as alterações climáticas e suas preocupações, não é surpreendente que nas últimas temporadas muitas pessoas instintivamente se apeguem a cores assim e azuis mais frios.

7 – PANTONE 16-3905 Lilac Gray 


Como em qualquer época do ano, surge a necessidade de usar os neutros. Essencialmente, o neutro acaba se tornando uma base e esse tom lilás cinza nos traz sutileza, uma vantagem distinta diante do cinza clássico. É suave e inspirado no estado da nossa economia, na qual as pessoas estão se conscientizando sobre a forma como elas gastam seu dinheiro.

8 – PANTONE 17-1564 Fiesta


Energia, entusiasmo, vivacidade. Em lugares desconhecidos, essa cor nos acolhe. O vermelho forte e ardente oferece um contraste gritante com a natureza calmante e com os tons mais suaves da paleta desta temporada. Traz força e um espírito livre.

9 – PANTONE 15-1040 Iced Coffee


A cor de transição entre o bege e marrom tem um calor que combina bem com tudo, com todo o resto da paleta. Durante a estação, o café gelado manifesta-se como mais um forte neutro para a temporada. Com essa qualidade natural, nos conecta e lembra terra, suavidade e sutileza.

10 – PANTONE 15-0146 Green Flash


Este verde claro será super bem aceito nessa primavera e no verão. Ele nos convida a explorar e escapar do mundano, dando abertura para combinar com o resto da paleta. A popularidade desta brilhante matiz é representada pela persistente influência da natureza, mesmo em ambientes urbanos. Essa tendência será contínua e deve inspirar os designers. É uma cor fantástica e nos passa a sensação de serenidade (uma agradável surpresa, um acidente feliz).


Caso você tenha mais interesse sobre a paleta de primavera, o Pantone Color Institute disponibiliza um material online (em inglês) falando sobre as cores, escolhas e influencias, e você pode acessa-lo aqui!

Agora, conta aí nos comentários se você gostou das escolhas feitas e qual é a sua cor preferida da estação! Até o próximo post!

Posts Relacionados

8 comentários

  1. Que post lindooooooooooooooooo!
    Os rosas Pantone são sempre os meus favoritos *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. As cores são realmente lindas! Já as usamos aqui, agora estamos no outono/inverno rsrsrs. Aproveitem bem esse tempo maravilhoso!

    Beijos,
    Joana Freitas

    ResponderExcluir
  3. Outro dia eu tava lendo uns Tweets da Pantone e fiquei refletindo o quanto trabalhar lá deve ser sensacional. Sério, acho que deve ser um mundo maravilhoso à parte!
    Gostei muito das cores escolhidos, menos a Buttercup porque eu não gosto de amarelo... As outras adoro!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que a Pantone era responsável pelas paletas de cores. E, a primeira coisa que eu pensei foi justamente isso: as cores não estão tão vibrantes (não, eu não estou reclamando, ahaha), essa mudança ficou muito bacana.
    Esse Rose Quartz rouba meu coração de uma forma.
    Esses tons pastéis estão lindos demais.
    Beijão!
    https://radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha atentado para o significado de cada uma dessas escolhas de cores, e fiquei bastante impressionada. Amei toda a paleta! Adoro essa delicadeza que sinto estar associada - minha impressão, hehe. Apesar de o rosa quartz estar super em evidência, a iced coffee é minha preferida.
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    ResponderExcluir
  6. Muito amor pela Peach Echo, adoro esses tons mais puxados para o coral. O Iced Coffee também tá demais, gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, amei o post, as cores são lindas!
    Beijinhos, ganhou uma nova seguidora *__*
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI flor, conhecendo seu blog e amando o conteúdo dele!!
    Seguindo você pra receber suas atualizações!
    Beijos!!!
    Inspirações pra sua Casa Blog A primeira Casa
    Estou no Facebook com Minhas Inspirações

    ResponderExcluir

Posts Populares

Curta no Facebook!